5.11.13

ATIVIDADES DA FESPPI REALIZADAS NO MÊS DE OUTUBRO DE 2013


A presidente da FESPPI, Gleidys Castro, esteve presente no dia 06 de outubro na cerimônia de Eleição e Posse dos membros da Diretoria do SINDSERM de Lagoa Alegre-Pi.  O processo Eleitoral ocorreu de forma tranquila elegendo como Presidente para o mandato 2013-2017 a senhora Eva Maria dos Santos Lemos.




                  Posse da Diretoria do Sindserm-Lagoa Alegre-PI.

A Federação dos Servidores Públicos do Estado do Piauí-FESPPI cumpriu agenda de visitas para este mês de outubro aos sindicatos da região de São Raimundo Nonato, nos dias 18,19 e 20 de outubro. A presidente Gleidys Castro juntamente com a coordenadora do pólo regional sudeste IIIe presidente do SINDSERM/SRN, Maria Risoneide Dias de Assis Nunes, a diretora de formação sindical da FESPPI, Rosangela Fontinele, a Assessora de comunicação do SINDSERM/SRN e da FESPPI, Andréia Alves e a Diretora do SINDSERM/SRN, Lucia Pereira visitaram os sindicatos de Fartura, Dirceu Arcoverde, São Lourenço, Coronel José Dias, Jurema, Caracol, Anísio de Abreu, São Braz, Bonfim do Piauí e Várzea Branca. O objetivo da visita foi fortalecer o vínculo com suas bases, ouvindo a demanda de seus filiados e os problemas enfrentados pelos mesmos, com intuito de traçar metas para buscar oferecer um suporte adequado às demandas dos sindicatos.
No município de Fartura do Piauí, as Representantes da FESPPI participaram da Assembleia realizada na Câmara Municipal na manhã do dia 18/10, que contou com apresença de dezenas de sindicalizados e do vereador, Antonio Paulo Calisto, Presidente da Câmara.
A presidente do Sindicato, Maria Selma, elencou alguns pontos que foram considerados importantes para o avanço da luta sindical não apenas para o Sindserm de Fartura, mas também, para os sindicatos do pólo regional SudesteIII, como:
·         A atuação da Federação em prol dos sindicatos filiados e até mesmo daqueles que não são filiados, como a regularização dos Sindicatos junto ao MTE, formação dos Líderes Sindicais;
·         Atuação do Pólo da FESPPI, na região Sudeste, com sede em São Raimundo Nonato, com o objetivo de fortalecer os Sindicatos através da união e do vínculo criado entre os Municípios da região;
·         A Contribuição Sindical repassada pela FESPPI aos filiados que ainda não possuem o registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego.

PROBLEMÁTICAS E REIVINDICAÇÕES APRESENTADAS PELO SINDICATO DE FARTURA
·         Mudanças do regime Jurídico - a atual administração tem tentado mudar o regime de Celetista para Estatutário, graças à atuação do Sindicato de Fartura com o Apoio da FESPPI através do Polo de SRN, o projeto foi temporariamente barrado, mas os Servidores temem pela mudança.
·         Reivindicações da implantação de Plano de Carreira que contemplem todos os Servidores efetivos do Município;do pagamento do terço férias sobre os 45 dias para os professores; do pagamento do terço de férias aos demais servidores e o pagamento dos salários em dia para todos os servidores.

                            Reunião do Sindserm de Fartura do Piauí com as representantes da FESPPI – 18/10/2013

Após a assembléia, as representantes da FESPPI se dirigiram ao município de Dirceu Arcoverde onde estiveram reunidas com a diretoria do SIMTEDA. O presidente do sindicato, Manoel Messias juntamente com alguns diretores pontuaram as principais dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos.

PROBLEMÁTICAS E REIVINDICAÇÕES APRESENTADAS PELA DIRETORIA DO SIMTEDA
O Sindicato reivindica a implantação de Plano de Carreira a todos os Servidores efetivos do Município. 
Dentre os principais problemas do município foram apontadas irregularidades cometidas pela Prefeitura, dentre elas:
·         Servidores que não são informados na Rais;
·         Médicos que são contratados pelo Município e não prestam serviços, outros não cumprem carga horária;
·         Muitos servidores contratados de forma irregular.
O Sindicato já fez denúncias ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas sobre as diversas irregularidades apresentadas, mas ainda não obteve respostas destes órgãos.

Reunião da Diretoria do SINTEDA - Dirceu Arcoverdecom as representantes da FESPPI – 18/10/2013.
Na tarde do dia 18 as representantes da FESPPI visitaram o município de São Lourenço onde estiveram reunidas com o Presidente do SINDSERM, Renato Vilanova. Dentre os principais problemas enfrentados, destacou a ausência dos membros da Diretoria no Sindicato, por não terem a dispensa para exercerem seu mandato classista o que torna inviável o trabalho do sindicato e o descumprimento de acordos por parte do prefeito.
REIVINDICAÇÕES
·         Ausência de uma Lei que garanta a liberação do Presidente e outros membros do Sindicato para exercer mandato classista;
·         Implantação de Plano de Carreira a todos os Servidores efetivos do Município.
·         Organização funcional do Sindicato,como a regularização junto ao MTE, a qual já está sendo encaminhada pela FESPPI.

                                   Sindicato de São Lourenço do Piauí - Presidente Renato Vilanova – 18/10/2013

No final da tarde do dia 18 as representantes da FESPPI reuniram-se com os membros da Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Coronel José Dias, onde foi concretizada a filiação a FESPPI mediante apresentação da ata de em que a assembléia do sindicato autoriza a filiação a FESPPI.O Presidente relatou ainda, aos representantes da Federação os problemas enfrentados pelos Servidores, tais como perseguição por parte da administração pública aos membros do Sindicato, coibindo as ações dos mesmos, intimidando-os com ameaças à integridade física e moral dos Diretores;A ausência do Gestor no Município, pelo fato do mesmo residirem Teresina a 548km do município, ficando a quem dos problemas da cidade, em especial os relacionados aos serviços de natureza essencial.
A Diretoria do Sindicato está organizando um leque de denúncias de irregularidades da administração municipal a serem entregues nos órgãos competentes do Estado.

Reunião da Diretoria Sindicato de Coronel José Dias- Presidente Sócrates e demais membros da diretoria 18/10/2013

No dia 19 de outubro a FESPPI marcou presença nos municípios de Jurema, Caracol,Anísio de Abreu e São Braz do Piaui. 
No município de Jurema-PI, os representantes da Federação participaram pela manhã da Reunião na Câmara municipal que contou com presença de dezenas de sindicalizados.
Um dos maiores problemas enfrentados pelo SINDSERM de Jurema é o regime de previdência, que desde a sua implantação os Servidores vem sofrendo com a insegurança e a incerteza  do futuro conseguirem sua aposentadoria, pois há irregularidades quanto à aplicação desses recursos.

REIVINDICAÇÕES APRESENTADAS NA ASSEMBLÉIA
·         Capacitação para acompanhamento e controle do fundo previdência JUREMA-PREV.
·         Plano de carreira para os demais servidores;
·         Atualização do piso salarial dos professores que não esta sendo reajustado desde do ano de 2012.



Sindicato de Jurema/PI - Reunião com os servidores e representantes da FESPPI na Câmara Municipal 19/10/2013.

Em Caracol o Sindicato dos Servidores Públicos receberam na manhã do dia 19/10 as representantes da Federação em uma assembleia bastante participativa, onde foi aprovada por unanimidade a filiação a FESPPI, dentre outros assuntos os servidores relataram as representantes da FESPPI os principais problemas enfrentados no município, como:
·         Muitos servidores que nunca foram inscritos no PASEP;
·         Irregularidades no repasse ao FGTS;
·         Irregularidades no INSS;
·         Não cumprimento do horário pedagógico;
·         Falta de política de atenção saúde do trabalhador;
·         Má aplicação dos recursos do FUNDEB
O Sindicato também reivindica plano de carreira para todos os Servidores efetivos do município.

Sindserm Caracol - Reunião com os servidores e representantes da FESPPI - 19/10/2013.
No município de Anísio de Abreu às 16 has Representantes da FESPPI se fizeram presentes na Reunião do Sindicato dos Servidores Públicos, onde o Presidente, Gean Ribeiro, relatou aos membros da Federação os principais problemas enfrentados pela categoria, como:
·         Ausência de plano de carreira para todos os Servidores efetivos do município;
·         A não adequação do plano de carreira do magistério;
·         Apropriação indébita do repasse da contribuição associativa em prol do Sindicato;
·         Ausência de uma Lei que garanta a liberação do Presidente e outros membros do Sindicato para exercer mandato classista;
·         Uso indevido dos Recursos do FUNDEB.


Sindserm Anísio de Abreu- Reunião com os servidores e representantes da FESPPI - 19/10/2013.

Em São Braz do Piauí as representantes da FESPPI foram recebidas na Câmara Municipal pela presidente, Maria Aparecida de Jesus e por alguns membros do Sindicato, onde os mesmos expuseram as suas dificuldades, como:
·         Atraso salarial dos Servidores;
·         Apropriação indébita do repasse dacontribuição associativa em prol do Sindicato;
·         Falta de condições de trabalho, principalmente aos serviços gerais, que não dispõe se quer de material de limpeza, mesmo assim são pressionadas a realizarem o trabalho e para isso trazem às vezes de suas casas esses materiais.
·         Servidores que recebem salários sem prestarem serviços no município.
·         Ausência de plano de carreira para todos os Servidores efetivos do município;

Sindserm São Braz - Reunião com a Direção do Sindicato e representantes da FESPPI - 19/10/2013.

Na cidade de Bonfim do Piauí as representantes foram recebidas pela Diretoriado Sindicato, e por dezenas de servidores, na manhã do dia 20. A presidente da FESPPI, Gleidys que falou sobre o trabalho da federação e destacou que o sindicato de Bonfim tem realizado na sua base um trabalho diferenciado e que é modelo para ser levado para demais sindicatos. A presidente Natércia Borges e alguns servidores destacaram como problemas pertinentes:
·         A falta de plano de carreira que comtemple todos os Servidores efetivos do município;
·         O Assedio moral praticado pela administração e também pelos próprios servidores;
·         Tratamento diferenciado a servidores que moram em outros municípios trabalhando até três dias na semana ou que se ausentam mais cedo do trabalho sem descontos no salário, enquanto outros que faltam uma tarde no serviço sofrem descontos no seu salário.
·         Privilégios aos médicos contratados para trabalharem 08(oito) horas diárias, de segunda a sexta e que quase não aparecem no município para o cumprimento da carga horária.

                  Sindserm Bonfim do Piauí - Reunião do Sindicatocom representantes da FESPPI - 19/10/2013.

Em várzea Branca do Piauí as Representantes da FESPPI realizaram visita a presidente do Sindicato, Vanderlina Reis, onde tiveram uma conversa informal sobre o trabalho realizado pela federação, o Sindicato ainda não é oficialmente filiado a FESPPI, mas uma assembleia para tratar da filiação já ficou marcada com a participação das diretoras da FESPPI do Polo Regional Sudeste III, em novembro, com o compromisso de ajudar a organizar e fortalecer o Sindicato dos Servidores Públicos de
Várzea Branca-PI

No dia 23 de outubro, a presidente da FESPPI, Gleidys Castro,e vários diretores da Federação participaram da manifestação realizada pelos servidores públicos de Batalha-PI, que estão em greve desde  o inicio de outubro.A presidente da Federação destacou que a luta não deve parar e que os servidores devem permanecer unidos neste momento. Pais de alunos e alunos também se manifestaram apoiando fortemente esta luta. O sindicato reivindica dentre outras questões o pagamento de salários do mês de setembro para os servidores da Educação, o pagamento dos salários do mês de dezembro 2012 para os vigias, auxiliares serviços gerais e motoristas, pagamento do abono férias de 2013 e 2013 para todos os servidores.  O movimento grevista teve inicio na segunda semana de outubro e até o final deste mês a administração não havia se manifestado.
Manifestação dos  Servidores Públicos de Batalha-PI, 23/10/2013.

 FESPPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE OS LINKS