Aconteceu entre os dias 19 a 23 de novembro de 2012, na CNTE, Luziânia-GO, o 23º Congresso Nacional de Servidores Públicos do Brasil, com o tema "Afinal, UM MUDO MELHOR É POSSÍVEL.... COM TRABALHO E LUTA". O lema principal da CSPB é "Pela construção de Estado Social de Direito". Na oportunidade foram discutidos vários temas: I - Políticas Públicas Fundamentais: Educação Pública: Transformadora da Sociedade e Formadora da Cidadania; Transporte Público - um direito de todos à mobilidade; Segurança Pública; Sustentabilidade Ambiental. II - Seguridade Social: Introdução ao Modelo Constitucional da Previdência Social no Brasil; Assistência Social; Assistência à Saúde; Previdência Social. III - Relações de Trabalho no Serviço Público: Breve resgate histórico da organização dos trabalhadores no serviço público; Organização sindical; Direito de greve; Convenção Coletiva. IV - Serviço Público de Qualidade com Trabalho Decente: Precarização do trabalho; Políticas neoliberais; Programas de saúde e segurança no serviço público. V - O Estado Democrático e Social de Direito: Menos Estado para a Oligarquia e mais Estado para a Cidadania; Observatório Político Sindical e Social como ferramenta de Aprimoramento do Estado Democrático Social de Direito. Cada comissão temática fez leitura e discussão de sua tese, reelaborou e fez a apresentação em plenária do congresso, depois de aprovados dos relatórios constituem-se em documento básico de atuação da CSPB em defesa dos servidores públicos de todo o Brasil para o próximo quinquênio. O documento final será encaminhado à Presidência da República e ao Congresso Nacional, para as devidas providências. Ainda foram aprovadas várias moções de apoio a projetos de que tramitam no congresso nacional e notas de repúdios inclusive aos governadores que entraram na justiça para não pagarem o piso do magistério, a saber:
governadores do Rio grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Roraima e Santa Catarina. Dentro da programação do evento houve a eleição para renovação da diretoria da CSPB para o mandato de 5 anos, de 2013 a 2017. A eleição e a posse aconteceram dia 20/11/2012. Chapa única encabeçada pelo presidente João Domingos dos Santos que foi reeleito para o quinto mandato.
O Piauí foi contemplado com 4 vagas na chapa.A presidente da FESPPI Gleidys Fontinele Castro Continua na vice presidência da CSPB e a FESPPI conquistou mais três vagas ocupadas pelos diretores da FESPPI professor Nonato Silva ; professor James Sales e Professora Andreia Alves . E juntos irão representar os servidores públicos municipais .
A CSPB é composta pelas seguintes federações:
FENAFIM - FESSERGS - FSSPB - FETASP/PB - FASP/RJ - FEBRAJ – FESISMERS - FESSP/MT - FESASP - FESERP/MS - FASDERBRA - FESSPUMG – FENAFISCO - FESEP - FESSP/ESP - FESPEAM - FNESPF - FESSEP/MG - FEGASP - FETASP/RN - FESIASPE - FESEMPRE/MG - FUPESP - FESPMG - FETRAMESC – FENASP - FENAJUD - FENAUNSP - FESMEPAR - FESUPESP - FESPUFEMES - FESP/PI - FESSERV/CE - FENASEMPE - FEPROEM - FESEP/MA - FESPEAP –FESSPMESP
- FESMUPA - FESERP - FETRAB - FESP/SP – FESPUMEB. E as centrais sindicais: NCST; UGT; CSP; CSB e Força Sindical. O evento contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas de todos os estados brasileiros, além de participantes latinos americanos. No final do congresso foi lida e aprovada a "Carta de Luziânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário